Número de Visitantes

terça-feira, 1 de novembro de 2011

MORRER NÃO É DEIXAR DE EXISTIR


A sabedoria oriental também ensina que a nossa essência fundamental é o espírito. O espírito não morre jamais. Se semearmos boas sementes ao longo da vida não há o que temermos, a colheita será boa.

Quando alguém que amamos profundamente deixa esta dimensão sentimos muita amargura e tristeza pela perda e se a morte é súbita a dor é maior ainda. Infelizmente Isso faz parte da vida e é da natureza humana sentir com profundo pesar tal evento, mas uma  reflexão sobre a vida e seu real significado pode nos ajudar a vencer o trauma.

  

Com os sábios do oriente aprendemos o não-apego as coisas materiais, isso não quer dizer que devemos desprezar as coisas e pessoas a nossa volta, mas a não basear a nossa esperança  em  valores passageiros. 

A meta da existência é a evolução do espírito e para isso devemos buscar valores que transcendam o mundo material, a vida terrena é só uma escola e os que não a encaram assim terão que repetir certas etapas até que aprendam. 

Viver é como nadar contra as águas de um rio, um dia seremos vencidos e a isso chamar-se-á de morte, porém essencialmente morrer não é deixar de existir, mas uma mudança de estado e consciência. É uma  mudança de caminho ou simplesmente uma troca de roupa. Boa caminhada para você que já aprendeu esta lição!      

Extraido do livro Gotas do Extremo-Oriente - Prof. W.X.

MITO DA CAVERNA



O mito da caverna, também chamada de Alegoria da caverna,foi escrita pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

O mundo da caverna é o mundo das aparências que vivemos, as sombras são o que queremos (cremos) que seja verdade. (o mundo que vivemos é o mundo de mentiras, preconceitos, violência...) e a única forma de ver a verdade é por meio da filosofia( instrumento para a liberdade). O filósofo ( a luz) enxerga a verdade!

Todos somos convidados a sair da caverna, somos convidados a conhecer a verdade,mas cabe a cada um buscar ou não a verdade. Lembrar que quando ele retorna a caverna é espancado e morto se refere ao julgamento de Sócrates. O mundo luminoso da realidade se alcança  quando nos libertamos das correntes, que é tudo o que pensamos ser verdade (as aparências).

A fonte dessa luminosidade é a filosofia,a verdadeira luz da verdade. O despertar é a busca da verdade. Quem sai da caverna é aquele que busca a verdade, o filósofo; a verdade é o sol.

Será que é possível alguém chegar a conhecer a verdade última atrás da cortina da realidade?   

“Aqueles que buscam não devem parar de buscar até encontrarem. Quando encontrarem, ficarão perturbados.”  Evangelho apócrifo de Tomé.

“Aquele que procura a verdade deve tanto quanto possível duvidar de tudo”. René Descartes.

“Aquele que procura instruir-se deve em primeiro lugar duvidar, pois a dúvida do espírito conduz a descobrir a verdade”. Aristóteles.

“A nossa omissão diante da dúvida, não nos fará chegar a lugar algum.” Charles Fort

COMO CULTIVAR VERDADEIRAS AMIZADES

Olá!

"Somos UM diante do TODO UNIVERSAL!"

Você é sempre bem vindo, junte-se a nós!

"Viver é um privilégio que se engrandece ainda mais quando fazemos parte da corrente do bem!"

SLIDESHOW

Os 5 Elementos

UNA é a realidade, embora se mostre DUAL.

TRINA é a natureza humana (corpo, alma e espírito).

TRINA é a dimensão física (comprimento, altura e volume).

QUÁDRUPLA é a constituição do mundo físico (terra, água, fogo e ar).

QUINTO – Há um quinto elemento, o éter universal,a partícula divina que é a essência dos quatro elementos.

MENSAGEM AOS QUE BUSCAM

"A MORTE não o transformará naquilo que a VIDA foi incapaz de fazer." Paiva Neto

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...