Número de Visitantes

sábado, 28 de julho de 2012

O que você olharia se tivesse apenas três dias de visão?


http://acelebrationofwomen.org/wp-content/uploads/2010/06/Helen_Keller_holding_a_book_in_1955.jpg

 Helen Keller, cega e surda desde bebê, há setenta anos, escreveu um ensaio que a revista Seleções (Readers’ Digest) publicou. Segue o  texto:

Às vezes o meu coração anseia por ver aquilo que só conheço pelo tato. Se eu consigo tanto prazer apenas pelo toque, quanta beleza poderia ser revelada pela visão! E imaginei o que mais gostaria de ver se pudesse enxergar, digamos por apenas três dias.

O primeiro dia seria muito ocupado. Eu reuniria todos os meus amigos queridos e olharia seus rostos por muito tempo, imprimindo em minha mente as provas exteriores da beleza que existe dentro deles.

Também fixaria os olhos no rosto de um bebê para poder ter a visão da beleza inocente. E gostaria de olhar nos olhos fiéis e confiantes dos meus dois cães.

À tarde daria um longo passeio pela floresta, contagiando meus olhos  com as belezas da natureza. E rezaria pela glória de um pôr do sol colorido.

Creio que aquela noite não conseguiria dormir. 

No dia seguinte eu me levantaria ao amanhecer para assistir ao empolgante milagre da noite se transformando em dia. Contemplaria assombrada o magnífico panorama de luz com o qual o sol desperta a terra adormecida.

Como gostaria de ver o desfile do progresso do homem, visitaria os museus.

Tentaria sondar a alma do homem por meio de sua arte. Veria então o que conheci pelo tato. Todo o magnifico mundo da pintura me seria apresentado.

A noite de meu segundo dia seria passada no teatro ou no cinema.

No terceiro dia, a cidade seria meu destino. Iria aos bairros pobres, às fabricas, aos parques onde as crianças brincam. À meia-noite uma escuridão permanente outra vez cerraria sobre mim.

Claro, nestes três curtos dias eu não teria visto tudo que queria ver.

Só quando as trevas descessem de novo é que me daria conta de quanto eu deixara de apreciar.

Usem os olhos como se amanhã fossem perder a visão. E o mesmo se aplica aos outros sentidos.

Ouça a música das vozes, o canto dos pássaros, os possantes acordes de uma orquestra, como se amanhã fosse ficar surdo.

Toque cada objeto como se amanhã fosse perder o tato.

Sinta o perfume das flores, saboreie cada bocado, como se amanhã não mais sentisse aromas e gostos.

Use o máximo todos os sentidos. Goze de todas as facetas que o mundo lhes revela pelos vários meios de contato fornecidos pela natureza.


Texto faz parte do, livro "Extratos da Vida" de W.X.

Um comentário:

  1. SIMPLESMENTE LINNNNNNNNNNNNNDO! Pena que as pessoas que têm todos os sentidos não deem o devido valor a eles...só o fazem quando perdem algum! Igualmente só procuram DEUS quando dele querem um milagre ou algum desejo! E quando não recebem ainda culpam DEUS!!!
    ADOREI O TEXTO!!!

    ResponderExcluir

COMO CULTIVAR VERDADEIRAS AMIZADES

Olá!

"Somos UM diante do TODO UNIVERSAL!"

Você é sempre bem vindo, junte-se a nós!

"Viver é um privilégio que se engrandece ainda mais quando fazemos parte da corrente do bem!"

SLIDESHOW

Os 5 Elementos

UNA é a realidade, embora se mostre DUAL.

TRINA é a natureza humana (corpo, alma e espírito).

TRINA é a dimensão física (comprimento, altura e volume).

QUÁDRUPLA é a constituição do mundo físico (terra, água, fogo e ar).

QUINTO – Há um quinto elemento, o éter universal,a partícula divina que é a essência dos quatro elementos.

MENSAGEM AOS QUE BUSCAM

"A MORTE não o transformará naquilo que a VIDA foi incapaz de fazer." Paiva Neto

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...