Número de Visitantes

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Retrato da Minha Mãe...


Retrato de Mãe

Uma mulher existe que pela imensidão do seu amor
 Tem um pouco de Deus

E pela constância de sua dedicação, muito de anjo;

Que sendo moça pensa como uma anciã

E sendo velha, age com todo o vigor da juventude;

Quando ignorante, melhor que qualquer sábia, 

Assume a simplicidade das crianças; 

Sendo pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade 
 daqueles a quem ama;

Sendo forte, entretanto estremece ao choro de uma criança;

Viva, não sabemos lhe dar valor.

Morta, tudo daríamos para tê-la de volta.

Não exijam que eu diga o nome desta MULHER

Se não quiserem que eu banhe  meus olhos em lágrimas.

Leiam este poema para as crianças 

E elas cobrirão de beijos o rosto de sua mãe.

Faça-lhes saber que um viajante, 

em troca de uma suntuosa hospedagem recebida

Deixou aqui registrado o retrato de sua mãe.

Don Ramon Angel
Bispo de La Serena - Chile 


Á minha  mãe...

Alcidina Chagas do Carmo, 

árvore frondosa que produziu frutos em todas as estações.


Sítio de Tagaçaba, lugar em que criou seus filhos e que sempre chamava de paraíso.
Aqui nesta simples localidade (Tagaçaba-PR), municipio de Guaraqueçaba, nasceu, por muitos anos viveu, nos gerou  e nos ensinou a caminhar. 

Foi mãe de 11 filhos. Esposa sempre dedicada, mesmo após a morte do meu pai (Salim do Carmo), se preservou em prol dos seus filhos que tanto amava. 

Aos 86 anos nos deixou, saiu da realidade terrestre para se tornar eterna lembrança em nossos corações.

Dona Alcidina e Gislaine (nora)

Mãe, dá-me a sua benção!

 EU TE AMO PARA SEMPRE!
Mãe, a Sra. me ensinou a plantar a primeira semente
E regar a primeira plantinha.

A limpar uma bananeira e 
Apreciar a beleza de um cacho de banana.

A Sra. me ensinou a pegar no machado, no facão,
na foice e até a pilar o café no pilão;

Me ensinou no tempo certo arrancar a raiz da batata-doce, do cará, da mandioca...
E até a cortar um pau de cana boa sorte.

Me ensinou a olhar o céu no fim da tarde 
E saber se vai chover ou fazer sol no outro dia.
 
Lembro do primeiro cipó que tiramos juntos 
E da primeira palmeira que aprendi a descascar com a Sra.

O primeiro arroz e feijão que eu cozinhei foi a Sra. que me ensinou.

Me vem a memória também aquele dia em que apanhei umas flores pela manhã e fui correndo lhe cantar:

"Receba as flores que eu lhe dou, em cada flôr um beijo meu..."

 
Mãe, tem tantas coisas que a Sra. me ensinou, mas tenho que ficar por aqui porque não consigo parar de chorar...

"Agora a Sra. é uma estrela no céu e eu vou seguir envolvido pela emoção da sua lembrança.
Eu queria tanto lhe dar um abraço! Dá-me a sua benção mamãe!"

3 comentários:

  1. Ô Wanderley, não tenho palavras que exprimam o que senti ao ver sua mensagem! Só derramei lágrimas! "A vida de cada um tem particularidades que só quem as vive nela acredita.De fato a vida é por vezes estranha, de onde tudo esperamos nada aparece, mas de onde nada se esperava surge o inusitado que pode alterar os nossos" conceitos em analisar profundamente as pessoas que de certa forma vivem ao nosso redor! Está vendo amigão, sem pressentir estou eu a parafrasear você,no preâmbulo daquilo que você escreveu em meu livro que eu o classifiquei de "conceituação". A tua sensibilidade demonstrada ao se referir a dona Alcidina é digna de elevação de alma que só as pessoas como você as possuem. Tive o privilégio de conhecer Salim do Carmo,seu pai, grande prefeito de Guaraqueçaba, que com os recursos próprios que, diga-se de passagem, eram quase nada, assim mesmo deu início as obras de infra estrutura de da tua cidade. Para que não bastasse, tive um outro privilégio - o de conhecer dona Alcidina levada pelas tuas mão até o meu modesto escritório. Ao deixá-la em minha companhia por alguns quartos de hora, pude aquilatar a nobreza de sua alma e do requinte de seus gestos numa prosa muito agradável e descontraída. Dali passei a a ter uma afeição e um carinho muito especial por ela.Mas o que nos reconforta é termos a consciência que ela se passou para um outro estágio evolutivo de seu espírito, e que depois de depurada de todos os resquício de sua doença carnal, ela por certo voltará para dar prosseguimento a sua escalada evolutiva interrompida com a sua morte material. Esse processo é lendo,gradual,mas,seguro - é a lei do universo. Abraços a você, a Gislaine e a tua linda filhinha. Nerval Pedro

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo, quão valiosa é a sua amizade neste momento. Meu profundo agradecimento pelas nobres e emocionantes palavras. PAZ e BEM a vc e sua família, em especial a sua linda netinha! Abrç!

    ResponderExcluir

COMO CULTIVAR VERDADEIRAS AMIZADES

Olá!

"Somos UM diante do TODO UNIVERSAL!"

Você é sempre bem vindo, junte-se a nós!

"Viver é um privilégio que se engrandece ainda mais quando fazemos parte da corrente do bem!"

SLIDESHOW

Os 5 Elementos

UNA é a realidade, embora se mostre DUAL.

TRINA é a natureza humana (corpo, alma e espírito).

TRINA é a dimensão física (comprimento, altura e volume).

QUÁDRUPLA é a constituição do mundo físico (terra, água, fogo e ar).

QUINTO – Há um quinto elemento, o éter universal,a partícula divina que é a essência dos quatro elementos.

MENSAGEM AOS QUE BUSCAM

"A MORTE não o transformará naquilo que a VIDA foi incapaz de fazer." Paiva Neto

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...