Número de Visitantes

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Poder da Meditação



Na meditação procuramos mergulhar no universo interior, no intimo do nosso espírito e nos desligar da tempestade que nos cerca.

A prática da meditação, seja qual for a técnica usada, é sempre um jeito de fazer a mente complexa voltar a simplicidade.

As técnicas são muitas, mas a essência é uma só e a forma absoluta não existe. É como andar de bicicleta: alguém lhe diz como fazer, mas o aprendizado é solitário. “tombos e pedaladas são por sua conta”. 

Às vezes, sem querer, a mera contemplação da natureza é suficiente para alterar o nosso estado de consciência. Ninguém precisa se esforçar para andar de bicicleta, assim como ninguém deve se esforçar para meditar.

Falta abrir um espaço na agenda, escolher uma técnica e  dia após dia criar o hábito  para que a meditação se imponha e faça o resto. Há sempre um estilo adequado à personalidade, crença e aos hábitos de cada um.

Procedimentos simples, como a meditação  centrada  na respiração mantém o praticante num   nível adequado de atividade. Outros ultrapassam esse patamar, é o que acontece por exemplo na meditação centrada nos  sons (mantras). 

É o grau de concentração, também, que diferencia a meditação do relaxamento e das práticas de visualização. Os três exercícios são práticas de um só  processo.

Na visualização guiada, o praticante é levado à um estágio de serenidade a partir da sugestão. Já a meditação exige um  nível de alerta que pode ser comprometido se ficarmos deitados.

Na maioria das técnicas, a percepção da respiração é ferramenta básica. Inspirar e expirar com consciência é a atitude capaz de alterar o humor e a mente. 

Para os espiritualistas a meditação é a volta ao lar. Para os médicos, é o repouso que regenera a massa cinzenta. 

O neuropsiquiatra americano John Ratey, de Harvard, é fascinado por tudo o que possa ser comprovado em tomografias computadorizadas. 

Nem ele hesita em recomendá-la em  seu livro mais recente “O Cérebro, um Guia para o Usuário”, que resume as mais novas descobertas da neurociência.

As respostas físicas ao estado  alterado de consciência já foram exaustivamente comprovadas: a atividade do sistema nervoso cai, os batimentos cardíacos diminuem, todo metabolismo fica mais lento e o fluxo sanguíneo decresce. 

São reações que ajudam a reduzir a hipertensão, dores crônicas, enxaquecas, depressão e outros males do nosso tempo. 

A atividade química e elétrica cerebral  muda e em vez daquela tempestade usual de sinais descentralizados, a pessoa experimenta o alivio de grandes quantidades de neurônios disparando em harmonia.

Porque a meditação libera endorfinas, substâncias que provocam alegria, e reduz a produção dos inimigos da juventude como a adrenalina, o cortisol e os radicais livres.

Como se observa, estes ensinamentos nada tem de misticismo como muitos podem dizer, estamos falando de medicina preventiva, caminho este, já percorrido há milênios pelos orientais e agora a própria ciência ocidental esta atestando a sua eficácia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO CULTIVAR VERDADEIRAS AMIZADES

Olá!

"Somos UM diante do TODO UNIVERSAL!"

Você é sempre bem vindo, junte-se a nós!

"Viver é um privilégio que se engrandece ainda mais quando fazemos parte da corrente do bem!"

SLIDESHOW

Os 5 Elementos

UNA é a realidade, embora se mostre DUAL.

TRINA é a natureza humana (corpo, alma e espírito).

TRINA é a dimensão física (comprimento, altura e volume).

QUÁDRUPLA é a constituição do mundo físico (terra, água, fogo e ar).

QUINTO – Há um quinto elemento, o éter universal,a partícula divina que é a essência dos quatro elementos.

MENSAGEM AOS QUE BUSCAM

"A MORTE não o transformará naquilo que a VIDA foi incapaz de fazer." Paiva Neto

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...